Home Office, Organização, Vendas
Marketing pessoal. Você utiliza?
Como um profissional autônomo, você é literalmente a cara do seu negócio, ou seja, o que as pessoas (e clientes em potencial) pensam sobre você, afeta diretamente o seu sucesso.
Daí você pode começar a fazer alguns questionamentos, como: o que será que pensam sobre o meu trabalho? Me acham criativo? Sabem do meu profissionalismo? Me consideram qualificado?
Com um marketing pessoal bem construído, é possível ter noção ou até saber de fato o que acham do seu trabalho – e ser bem-sucedido neste quesito, significa conseguir cada vez mais Jobs – .
No blog de hoje, vamos falar sobre marketing pessoal, sua importância na vida do profissional autônomo e dar dicas de como você pode melhorar essa poderosa ferramenta em sua carreira.
Qual a importância do marketing pessoal?
Já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado.”? Pois é, saber fazer um marketing pessoal efetivo, vai possibilitar que as pessoas saibam quem você é, o que você faz e onde te encontrar também.
Definir detalhes como por exemplo o tom de voz em negociação com clientes, te ajudará a orientar seu negócio na direção certa e te facilitará que você seja reconhecido no segmento que deseja.
Assim como para as empresas (cnpj), o marketing bem-feito também é importantíssimo para os profissionais que desejam construir um negócio duradouro.
Como construir um marketing pessoal?
A ideia de construir seu próprio marketing pessoal faz todo o sentido e principalmente neste caso, estará ligado à sua reputação.
Quando você está tentando se estabelecer como um especialista em seu campo – seja designer, fotógrafo, redator, tradutor, pesquisador, etc - sua reputação é o que vai te diferenciar de seus concorrentes, além de deixar uma boa lembrança na memória daqueles de que você já prestou serviços.
Vamos as dicas:
Comunicação e canais
Primeiramente, é necessário que saiba onde o seu cliente pode estar, não adianta postar seus trabalhos ou conteúdos no Twitter, se você sabe que seu público é mais visual do que textual, por exemplo.
Estando no canal correto, vai ser fácil definir o melhor tipo de comunicação que seu negócio deva ter para se comunicar da maneira correta com as pessoas certas.
Criação de conteúdo
Com a massificação das redes sociais, ficou mais fácil de se expor e se tornar conhecido, mas lembre-se que o perfil de cliente mudou e hoje em dia as pessoas consomem muito mais informação do que comercialização nas redes. Busque traduzir em conteúdos informações, curiosidades ou até o seu processo criativo para as pessoas consumirem e engajarem com você, assim você aproxima pessoas que fazem sentido para o seu negócio.
Cuide da parte mais importante de seu negócio: sua imagem
Como dito em alguns trechos acima, o seu negócio é você mesmo, o que quer dizer que além dos conhecimentos técnicos que é preciso para ser um profissional autônomo, é preciso que seu comportamento esteja alinhado a qualidade de suas entregas em seu trabalho. O foco está em você, portanto, se atente aos detalhes de como se porta profissionalmente para que não afete a percepção das pessoas de forma negativa.
Saiba se posicionar
Seus ideais falam muito sobre você e conseguem passar uma imagem clara sobre o que você acredita e as coisas que considera importantes. Leve isso para o profissional também e se posicione de acordo com o que quer para o seu negócio.
Por exemplo, se você é um advogado autônomo, não faz sentido falar sobre seu trabalho de maneira despojada e/ou descontraída, já que é uma atividade culta e formal, pois desta forma você acaba descredibilizando seu próprio trabalho e não sendo visto da maneira ideal para o segmento que optou.
Construa networking
Se relacione em comunidades do seu segmento, mantenha relacionamento com clientes e se certifique em entregar excelência. O networking pode te ajudar a alcançar novos patamares no seu trabalho, mas lembre-se: quando alguém indica algo ou alguém, significa que essa pessoa foi impactada de forma muito positiva para querer repassar a experiência a novas pessoas.
Então se esforce em cada entrega, negociação e prospecção para que a memória que as pessoas tenham de você e do seu trabalho sejam as melhores possíveis.
Mas não dependa apenas de networking para conseguir Jobs, hein? A trabbe é uma plataforma completa com oportunidades de vendas de produtos ou serviços em várias categorias. Baixe o app da trabbe, veja as oportunidades que mais se encaixam em seu perfil, se candidate e boa sorte!
Baixe o App na Play Store ou App Store e vem com a gente!
Leave a reply