Organização, Produtividade, Vendas
Manual do bom vendedor: características indispensáveis
A área de vendas é muito conhecida por ser considerada competitiva, onde ganha mais quem vende mais, mas para se alcançar altos níveis de sucesso sendo um bom vendedor, existem características a serem desenvolvidas e aprimoradas.
Vender, bater metas e dobrar os ganhos em comissionamentos, o que mais um bom vendedor precisa ter para se destacar? É o que vamos abordar hoje neste manual pocket.
Persistência
Na profissão de vendedor, há dificuldades frequentes e uma das maiores são as objeções dos clientes. Para ser um bom vendedor, é essencial que se seja persistente e que não desanime no primeiro obstáculo que surgir.
Lembre-se que nenhuma experiência se torna sólida sem a superação de desafios.
Motivação
Alinhado a persistência, a motivação também se faz presente dentre as características de um bom vendedor. Pois é ela que fará o vendedor sempre ter um olhar otimista para as situações e continuar a sua busca por maiores e melhores resultados em seu trabalho.
Resiliência
Ser resiliente significa não se deixar abater por períodos ruins, imagina não conseguir se recuperar depois de um mês sem alcançar a meta? Não tem como! Ao invés disso, o bom vendedor procura novas maneiras de chegar aonde deseja e usa o momento difícil como aprendizado do que não repetir.
Comunicação
O vendedor é o comunicador em uma relação comercial e tem como papel apresentar o produto/serviço, mostrar suas vantagens e transmitir ao cliente que aquele é um bom negócio. Essa é a missão do vendedor, e inclusive o objetivo principal de sua atuação.
Escuta ativa
Assim como saber falar é essencial para o vendedor, saber ouvir é ainda mais importante. Sabendo ouvir com cuidado e paciência, o vendedor conseguirá entender o que o cliente em potencial espera dele naquele momento e oferecer uma solução ideal à sua dor ou queixa.
Prestar atenção no que o cliente diz, vai possibilitar estabelecer Rapport (técnica que permite criar ligação ou empatia com outra pessoa, resultando em uma comunicação sem resistência) e afunilar o nível de interação entre as partes.
Segurança
Em uma relação comercial, o vendedor é o que mais entende do serviço/produto em questão, ou seja, ele é o detentor das informações e sua missão é se conectar com o cliente em potencial para conseguir realizar a venda.
Por este motivo, ser seguro de si mesmo vai impactar diretamente na maneira em que o outro lado o enxerga, e dependendo de sua postura poderá colocar a credibilidade em jogo, ameaçando perder a atenção que o cliente em potencial estava disposto a oferecer.
Atitude
O vendedor é protagonista até que o cliente em potencial entre em cena, ou seja, o vendedor precisa ter atitude de agir no momento certo, se atentando ao momento em que o cliente está.
Se seu objetivo é fechar a venda, então você deve encontrar uma maneira para que isso aconteça, pois ficar de braços cruzados não vai te trazer bons resultados. Ligue, explique, se comunique, se mostre disponível ao cliente e faça tudo isso com energia e bom-humor.
Bom-humor e criatividade
Essas características destacam muitos vendedores e em muitos casos, são os que mais batem meta, isso porque ter essas qualidades causa empatia entre as pessoas e pode despertar o desejo de comprar apenas pela postura que o vendedor apresenta. Curioso, não?
De acordo com pesquisa realizada pela Better Business World Wide o Brasil se encontra na penúltima posição entre 16 países dos vendedores MENOS SIMPÁTICOS do mundo. Use esta informação como oportunidade para dar um up em seu atendimento.
Inteligência emocional
Ser um vendedor de alta performance, vai exigir muito dinamismo e inteligência emocional, isso porque, a profissão do vendedor é uma das que mais enfrenta altos e baixos em curtos espaços de tempo. Em um mês você bate números muito acima da meta e em outro pode ser que não consiga alcançar a meta.
Para se manter positivo, motivado e focado, é preciso não se abalar com essas situações, e isso só é possível com a inteligência emocional bem desenvolvida e em equilíbrio.
Conclusão
O objetivo de um bom vendedor é claro, vender mais e vender melhor. Mas neste conteúdo vimos que para alcançar o verdadeiro sucesso nesta profissão, a parte humana deve estar bem alinhada para que o cliente seja impactado.
A explicação para isso está na psicologia que é presente em nossas vidas o tempo todo, INCLUSIVE NO PROCESSO DE PESQUISA E DECISÃO DE COMPRA e que também existem muitos gatilhos como o Rapport, que podem facilitar o caminho do convencimento, até o esperado aperto de mãos para selar a negociação.
Quer aumentar sua carteira de clientes e colocar todas essas dicas em prática? Baixe o app da trabbe na Play Store ou App Store e veja as oportunidades em aberto para vendedores autônomos. Além disso, a nossa nova parceria com a ZeroKm possibilita que você venda planos de carros por assinatura sem sair de casa! Vem ver.
Leave a reply