Home Office, Negociação, Organização
CLT ou PJ? Eis a questão
CLT ou PJ são um dilema para empregadores e profissionais, visto que as duas formas de contratação trazem diferentes características, prós e contras.
Vendo de um lado, parece muito mais vantajoso ao empregador ter funcionários PJ por causa da economia que trará ao negócio.
Mas o funcionário também pode se beneficiar e muito sendo seu próprio chefe, tendo maior controle de seu trabalho e lucro.
A verdade é que não existe resposta certa para esta questão, existe o que faz sentido para a empresa e o que combina com a realidade do profissional.
Dito isso, vamos abordar as diferenças em CLT e PJ nas duas esferas: profissional e empregador e ajudar você a clarear suas ideias antes de decidir, seja qual for sua posição atual.
Profissional CLT ou PJ
Com certeza você já se questionou se valeria a pena deixar de ser um funcionário registrado para se arriscar na busca pelo PJ perfeito.
O motivo para isso é o que faz muitas outras pessoas também se questionarem: os benefícios sendo seu próprio chefe parecem mais interessantes do que os de uma posição CLT.
Mas assim como há prós, também pode haver contras.
Vantagens e desvantagens profissionais PJ
Há mais chances de ganhos como PJ, pois não tem descontos do “salário”, não precisa cumprir jornada de trabalho fixa, pode estar trabalhando em vários projetos paralelos e não será subordinado a ninguém.
Ótima opção, né? Não ainda, vamos as “desvantagens”.
Aqui vale você considerar que todo e qualquer custo que precise ser direcionado para o desenvolvimento do trabalho/projeto será seu, portanto: estrutura, transporte, alimentação, sem esquecer outros benefícios como convênio médico/odontológico.
Não ter FGTS também pode ser considerado como ponto negativo neste modelo de trabalho; Uma solução viável é um planejamento financeiro bem estruturado no caso deste profissional.
Vantagens e desvantagens profissionais CLT
O que é vantagem em um, vira desvantagem em outro. No formato CLT de contratação, o funcionário é 100% assegurado pela empresa, isto é, o funcionário troca horas consecutivas de seu dia para se dedicar plenamente a uma função, com salário definido, estrutura, transporte, alimentação, convênios e demais benefícios custeados pela empresa…
Calma, não é bem assim também, né? No salário do funcionário CLT há diversos descontos que podem ocorrer perante a lei, veja quais:
- Dano causado pelo empregado – artigo 462, § 1º;
- Vale transporte – artigo 4º da Lei 7.418/1985;
- Contribuição previdenciária;
- Imposto de renda;
- Contribuição Sindical;
- Adiantamento salarial;
- Atrasos e faltas.
A seguir um demonstrativo das diferenças nos cenários PJ e CLT para o profissional.
Lembrando que: o profissional PJ pode ter diversas atividades paralelas uma a outra, o que possibilita um melhor ganho.

Empregador CLT ou PJ
Os custos trabalhistas tendem a aumentar na medida em que se contrata mais colaboradores, considerando o ritmo de crescimento da empresa.
Mas e se desse para manter o nível de contratações atrelado ao crescimento da empresa e ainda assim diminuir os custos previdenciários?
Contratar PJ parece uma boa opção para quem é empresário e busca por economia, em contrapartida não existe exclusividade no trabalho daquele profissional para com a sua empresa.
Isso significa que além de o PJ poder realizar trabalhos para outros empresários, ele poderá inclusive trabalhar com a concorrência.
Vantagens e desvantagens de se contratar profissionais PJ
A economia sem dúvidas é a maior vantagem percebida, além de não gastar com benefícios e impostos mensais, também não há gastos com contratação e demissão, ou seja, sem vínculo empregatício.
O contrato entre empresa e profissional PJ é igual de empresa para empresa:
➡ é firmado um acordo entre as partes para a realização de alguma atividade temporária ➡ com prazo e pagamento definido ➡ após a conclusão, cada um para o seu lado.
Além de que, profissionais PJ estão no mercado atentos ao que está acontecendo e podem trazer uma noção fresca sobre o segmento em que a empresa do contratante está inserida.
Em contrapartida a esta vantagem, deve se considerar que o mesmo profissional que presta serviços para você, também possa prestar para os seus maiores concorrentes.
Vantagens e desvantagens de se contratar profissionais CLT
Ter funcionários fiéis e que entendem do negócio é muito benéfico para a empresa, sem colaboradores comprometidos e competentes empresa nenhuma cresce, além das premissas que regem este tipo de contratação: subordinação, menor rotatividade e disposição.
Funcionários altamente capacitados trabalhando exclusivamente para o seu negócio é realmente uma boa pedida, a não ser pelos encargos trabalhistas que acompanham a contratação CLT, além de que é necessário oferecer cada vez melhores condições trabalhistas para reter estes funcionários em seu time.
Também podemos considerar como desvantagem a demora que leva um processo seletivo até o momento do início do funcionário na empresa, o que é ruim para a empresa que precisa de soluções rápidas e eficazes.
Esperamos que com estas informações você consiga chegar a uma conclusão do que faz mais sentido para você.
E lembre-se, quer trabalhar ou ampliar a sua força de vendas? Conte com a trabbe, conectamos quem quer vender a quem quer trabalhar.
Baixe o App na Play Store ou App Store. Estamos te esperando, hein? Vem com a trabbe.
Leave a reply