Organização, Produtividade
Vendas online: 7 dicas para você começar sem medo
Vender online pode parecer difícil a princípio, mas é, com certeza, muito recompensador. Isso porque, com a internet, seu negócio pode conquistar clientes que na venda física talvez não atingissem, o que é sinônimo de sucesso e ampliação de lucros!
Porém, a transição do modelo de vendas tradicional (offline) para o formato online pode ser um desafio. Afinal, para começar a vender pela internet você precisa tomar algumas decisões, como em qual plataforma investir, ou como divulgar seus produtos ou serviços.
Queremos te ajudar neste processo e por isso preparamos 7 dicas para quem quer começar a vender online sem dores de cabeça!
Então, vamos lá?
#Dica 1: conheça seus produtos
Antes de mais nada, a primeira dica diz respeito a conhecer profundamente o que você está vendendo. Isso significa saber quais são as qualidades e quais são os defeitos do seu produto; entender por que as pessoas devem comprar o que você está vendendo; e, principalmente, ficar por dentro do mercado.
#Dica 2: defina seu público-alvo
Agora que você já conhece todos os detalhes do que está vendendo, chegou a hora de conhecer o seu público. Ou seja, é hora de definir quem são as pessoas que vão se interessar pelo seu produto ou serviço.
Aqui, a melhor opção é analisar seus concorrentes. Entre nas redes sociais de quem vende o mesmo produto ou serviço que você e analise quem é o público que mais interage com as publicações. São homens ou mulheres? Qual a faixa etária? De quais regiões? Tente responder a estas perguntas e aprofundar ainda mais a sua pesquisa. A definição ideal é aquela que te permite visualizar um “cliente-modelo”, que será a generalização do seu público.
#Dica 3: conheça o mercado
Conhecer o mercado no qual você planeja entrar é fundamental. Isso significa conhecer seus concorrentes em detalhe. Em outras palavras, acompanhe as redes sociais, os sites e os perfis em plataformas de comércio online de quem vende o mesmo produto que você. Compare preços, análise estratégias e se inspire no que eles estão fazendo!
Mas, nada de copiar! O plágio é, além de crime, muito malvisto por seus clientes. Use esse momento apenas para buscar inspirações.
#Dica 4: invista em suas redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais podem funcionar como uma vitrine para os seus produtos ou serviços. Por isso, invista na criação e na manutenção dos perfis comerciais do seu negócio. Mostre presença no Facebook, Instagram, Twitter e em outras redes usadas pelo seu público-alvo.
Mas atenção: não adianta apenas criar os perfis e abandoná-los. É preciso investir tempo e recursos para ampliar o alcance dessas redes, postando conteúdos planejados e úteis para o seu público. Mais uma vez, a dica é observar a concorrência. Mas, nada de copiar! Apenas utilize as redes da concorrência como inspiração para criar seu próprio conteúdo.
#Dica 5: escolha as plataformas certas
Existem diversas plataformas de comércio online, cada uma com suas especificidades, seus nichos de mercado e seu público específico. Então, invista um tempo conhecendo essas plataformas e escolha aquela que mais atinge seu público-alvo.
Escolher uma plataforma segura e que garante o pagamento da sua comissão é o melhor negócio. Uma dica de ouro é usar a plataforma trabbe, onde você pode tanto divulgar produtos para outras pessoas venderem, quanto sem o própria vendedor e ganhar comissão a cada venda. A trabbe está disponível nas lojas de aplicativo Android e App Store.
#Dica 6: campanhas de publicidade são sempre uma boa ideia
Agora que seu negócio já está estabelecido nas redes sociais e nas plataformas de vendas, é hora de começar a divulgação! Invista em campanhas, ofertas, promoções e teste estratégias para chamar a atenção de futuros compradores.
Inspire-se no que deu certo para outros empreendimentos e crie suas próprias campanhas!
#Dica 7: acompanhe o blog da trabbe
No nosso blog você encontra mais conteúdos que vão te ajudar a vender online sem dificuldades. Então, fique de olho em nossas postagens!
Leave a reply